sexta-feira, 1 de abril de 2011

Redes digitais em prol do mercado de trabalho

É rápido e lucrativo. Google, Twitter, Orkut, Skype, Blogs e outras ferramentas na web que estão presentes no nosso dia-a-dia podem ajudar você a montar ou expandir o seu negócio.


Agradar o cliente nem sempre é fácil, antigamente o que era mesmo difícil é saber onde este cliente esta, o que ele pratica, ou deseja. Com as redes sociais, não temos uma solução imediata para este dilema, porém, podemos estar mais perto do nosso consumidor e saber ‘de cara’ o que lhe agrada ou não. Algo que antigamente era muito complicado (principalmente para ‘megas’ empresas): criar um vínculo de interação com o consumidor/cliente, hoje esta a disposição de qualquer empresa... Nos sites de relacionamento, o cliente encontrou aconchego para ser ouvido, para compartilhar, e o melhor de tudo: Você pode observar este comportamento ‘de graça’. Outras empresas ousaram mais, elas ouvem e interagem ativamente com seus clientes, fornecedores e colaboradores da empresa, tornando assim um ambiente mais democrático tanto para o funcionário da empresa quanto para o cliente que se sente agora, nesta nova era digital, mais importante do que nunca.

De certo que fica um grande alerta para aqueles que pensam que é fácil manter este vinculo, pois não basta ter um perfil, e ser somente ativo, respondendo a todos da rede, pois este cliente da nova era digital se tornou mais exigente, deve-se compartilhar. E quando digo com-par-ti-lhar não me refiro só a informações de seu campo empresarial, mais mostrar que esta “antenado” e se preocupa com o bem estar do cliente, compartilhando tudo o que é relevante no campo da informação, para melhor atender este ‘cyber client’.

Segue 10 dicas do norte-americano Tony Hsieh, célebre empreendedor da era pontocom em entrevista para a revista ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’ em Junho de 2010, onde destaca seu potencial negócio ZAPPOS que em 10 anos se transformou de um pequeno site de vendas de sapatos para um grande comercio eletrônico que fatura anualmente US$ 1 bilhão.

Dica Número 1: Uma loja virtual é construída com base em clientes fiéis.
Dica Número 2: O “boca a boca” realmente funciona na internet.
Dica Número 3: Não faça competição de preços.
Dica Número 4: Tenha certeza do seu estoque.
Dica Número 5: Centralize a sua distribuição.
Dica Número 6: Atendimento ao consumidor é um investimento, não uma despesa.
Dica Número 7: Comece pequeno, mantenha-se concentrado. 
Dica Número 8: Não guarde segredo. Não se preocupe com os concorrentes.
Dica Número 9: Você precisa administrar a cultura da sua empresa ativamente.
Dica Número 10: Desconfie dos chamados especialistas. Inclusive de mim. 

Keite Soares
Fonte: Revista PEGN / Jun. 2010 – Nº 257 / Págs. 63 a 67

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