sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Campanha Publicitária



Muitas pessoas não sabem o que um comunicólogo aprende na sala de aula. Uma coisa é certa: Nem tudo é “fazer arte”. Aprendemos sobre a sociedade e seu desenvolvimento, como compreender o 'ser' no antes para entender seu comportamento no agora, planejar e executar uma campanha, dentre outras coisas...
Para este post colocarei um resumo de como fazer uma campanha.

Para que serve uma campanha publicitária?
Uma campanha serve para divulgação de um determinado produto/serviço com o objetivo de alavancar as vendas. Isso significa: estratégia de vendas gerando lucro para a empresa.

Desenvolvendo uma campanha
- CONHEÇA O CLIENTE
             •  História da empresa e do produto
             •  Pesquisa mercadológica

- CONHEÇA O PRODUTO
             •  Histórico de comunicação
             •  Análise SWAT
             •  Ciclo de Vida do Produto
             •  Matriz BCG
             •  Política de preços
             •  Distribuição

- CONHEÇA O MERCADO
             •  Consumidores (Fem/Mas, idade, classe socioeconômica, hábitos...)
             •  Porcentagem de Share
             •  Concorrentes (direto e indireto)
             •  Crescimento anual e mensal / sazonalidade (a nível Brasil e a nível da tiragem)

- FAÇA O PLANEJAMENTO
             •  Defina o objetivo da Campanha
             •  Defina a linha criativa e comece a negociação
             •  Defina prazos: criação, mídia e produção

- ACOMPANHAMENTO
             •  Verificar o impacto da campanha, o objetivo foi atendido?

Algumas Curiosidades
Há vários tipos de Campanhas: Institucional (empresa/marca ou produto); Promocional (produto/promoção); Vendas (marca/preço); Varejo (instituição/loja); Cooperativas (varejista e fabricante).
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.

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