Muitas pessoas não sabem o que um
comunicólogo aprende na sala de aula. Uma coisa é certa: Nem tudo é “fazer
arte”. Aprendemos sobre a sociedade e seu desenvolvimento, como compreender o
'ser' no antes para entender seu comportamento no agora, planejar e executar uma
campanha, dentre outras coisas...
Para este post colocarei um resumo
de como fazer uma campanha.
Para que serve uma campanha
publicitária?
Uma campanha serve para divulgação
de um determinado produto/serviço com o objetivo de alavancar as vendas. Isso
significa: estratégia de vendas gerando lucro para a empresa.
Desenvolvendo uma
campanha
- CONHEÇA O CLIENTE
• História da empresa e do
produto
• Pesquisa mercadológica
- CONHEÇA O
PRODUTO
• Histórico de comunicação
• Análise SWAT
• Ciclo de Vida do Produto
• Matriz BCG
• Política de preços
• Distribuição
- CONHEÇA O
MERCADO
• Consumidores (Fem/Mas, idade, classe
socioeconômica, hábitos...)
• Porcentagem de Share
• Concorrentes (direto e
indireto)
• Crescimento anual e mensal / sazonalidade (a
nível Brasil e a nível da tiragem)
- FAÇA O
PLANEJAMENTO
• Defina o objetivo da Campanha
• Defina a linha criativa e comece a
negociação
• Defina prazos: criação, mídia e
produção
- ACOMPANHAMENTO
• Verificar o impacto da campanha, o objetivo
foi atendido?
Algumas Curiosidades
Há vários tipos de Campanhas: Institucional (empresa/marca ou
produto); Promocional (produto/promoção); Vendas (marca/preço); Varejo
(instituição/loja); Cooperativas (varejista e fabricante).
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.
Cada uma tem um objetivo específico e abordagem diferente. Tudo para atender a necessidade da empresa/instituição com eficácia.
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