“Amigos, seus amigos? Se trancar eles em um quarto sem comida, por uma semana, aí ia ver o que é amigo.”
Vladek Spiegelman, em MAUS
Definitivamente este livro da vez é totalmente diferente de outros que você já leu sobre O Holocausto. Todo em HQ com ensinamentos valiosos sobre a vida mesmo depois da segunda guerra que é quando o relato de Vladek é colhido pelo próprio autor do livro que é seu filho Art Spiegelman e que também conta como é esta experiência de transformar toda aquela história de dor e morte em um livro.
Pra quem não sabe a palavra MAUS é RATO em alemão e isso fica muito claro no desenrolar da história já que os personagens judeus são representados como ratos, os alemães como gatos, os poloneses como porcos, os franceses como sapos e assim por diante fazendo o uso do antropomorfismo para dar vida a história.
"De noite tinha que ir na banheiro embaixo. Estava sempre cheio, corredor inteiro, com mortos empilhados lá. Não dava pra passar... Você tinha que ir nos seus cabeças, e isso era terrível, porque era escorregadio, a pele, você achava que vai cair. E isso toda noite. Então agora eu ter tifo, e tinha de ir na banheiro embaixo, e dizia: Agora é MINHA vez. Agora vou deitar com eles e alguém vai pisar em mim!".
(Sr. Vladek contando sua história a Art Spiegelman em MAUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário